Ultrassom na grávidez: Posso fazer quantos eu quiser?

Ultrassom na grávidez: Posso fazer quantos eu quiser?

Durante a gravidez, a mãe pode realizar quantas ultrassonografias desejar?

O exame de ultrassom geralmente é inócuo. A gestante pode fazê-lo quantas vezes sentir vontade, mas é absolutamente desnecessário. Recomenda-se uma ultrassonografia entre a 11ª e a 13ª semanas, outra em torno da 20ª e 22ª, e a última por volta da 34ª semana de gestação.

Três exames são suficientes para rastrear anomalias e acompanhar o desenvolvimento fetal, condições da placenta e líquido amniótico em uma gravidez normal. Antes da 11ª semana, este exame pode frustrar a futura mamãe pois existe a chance de sequer detectar a existência de gravidez.

Ultrassom primeiro semestre: 11ª a 13ª semana

O bebê ainda não está formado, mas já é possível rastrear malformações do feto.

A medida da prega da nuca e a presença de osso nasal, por exemplo, afasta o diagnóstico de Síndrome de Down. Bebês com Síndrome de Down não tem este osso ou se tem, é de tamanho menor. Após a 14ª semana já dificulta a precisão deste dado.

Após a 12ª semana já é possível detectar com 100% de exatidão, fetos com anencefalia, situação que se for o desejo da mulher, permite interromper a gestação de acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal.

É no primeiro semestre também que verifica-se, através da medida do bebê, a data provável do parto, pois ele ainda pode ser visto na tela inteira do ultrassom.

Ultrassonografia morfológica: segundo semestre: 20ª a 24ª semana

Todos os órgãos já estão formados. Agora já é possível detectar anomalias fetais graves e malformações de pés, mãos, face, coluna, coração, diafragma e trato urinário. O sexo do bebê também já pode ser descoberto (se ele não fechar as pernas e esconder de você!!).

É nesta fase também que o comprimento do colo uterino é avaliado: “se for encurtado, existe o risco de prematuridade”, alerta o ginecologista e obstetra Prof. Dr. Thomaz Gollop.

Ultrassonografia terceiro semestre com doppler colorido: após a 34ªsemana)

Este exame mede o fluxo de sangue na mãe e no bebê e pode fornecer informações importantes em gestações de alto risco, como alterações nas artérias uterinas/hipertensão gestacional uterina e sofrimento fetal por meio da artéria cerebral.

Avalia também as condições da artéria do cordão umbilical responsável por encaminhar sangue e nutrientes da mãe ao bebê.

Ultrassom normal ou 3D e 4D?

É apenas um complemento e apesar de 3 ou 4D serem os tipos preferidos das mamães por possibilitar uma definição melhor do bebê, para termos de avaliação do feto não faz grandes diferenças. Com ele tem-se a vantagem de detectar as más formações nas extremidades e rosto.

Leia mais artigos na categoria de Obstetrícia

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ). Capítulo de obstetrícia. Médico responsável Prof. Dr.Thomaz Gollop.