Vasectomia e o desempenho sexual

Vasectomia e o desempenho sexual

Atualmente, as opções para evitar a gravidez indesejada são muitas. Garantir uma contracepção eficiente é uma questão de responsabilidade, tanto dos homens quanto das mulheres. Finalmente, temos de considerar os dois métodos definitivos de contracepção: a vasectomia e a ligadura de trompas. Para ambas, há mitos a derrubar e nesta matéria vamos abordar a vasectomia.

O urologista Prof. Dr. Sami Arap esclarece que não há possibilidade de acontecerem distúrbios de ereção peniana em decorrência de uma vasectomia. Isso porque os mecanismos que determinam e controlam a ereção independem completamente do sistema reprodutor masculino. O mito machista que associa a impotência à vasectomia expressa o medo de que a masculinidade e a virilidade estejam vinculadas aos órgãos genitais, e de que qualquer intervenção sobre eles possa causar danos ao desempenho sexual.

A vasectomia é uma cirurgia que interrompe os dois ductos deferentes que constituem a via de transporte dos espermatozoides produzidos pelos testículos e levados pelo epidídimo até a uretra. A cirurgia pode ser realizada com anestesia local e não requer internação hospitalar. A vasectomia também não altera a quantidade de sêmen eliminada em cada ejaculação (em torno de 1,5 a 5 ml, pouco menos de 1 colher de chá), pois os espermatozoides colaboram com menos de 1% desse volume, sendo o restante fabricado pela próstata e vesículas seminais.

O homem vasectomizado segue sua vida sexual absolutamente normal, apenas não podendo gerar filhos. Entretanto, no caso de arrependimento da vasectomia podem recorrer a reversão da vasectomia. Anteriormente a vasectomia pode-se valer-se dos bancos de sêmem, sendo este previamente coletado e devidamente conservado e utilizar posteriormente a técnica da reprodução assistida. Com os avanços da medicina, hoje também já é possível coletar espermatozóides diretamente do testículo de homens vasectomizados. Para garantir uma contracepção eficiente torna-se apenas uma questão de escolha do melhor método, envolvendo, até mesmo, a quebra de preconceitos.

A CIRURGIA DA VASECTOMIA
•O procedimento é simples e realizado com anestesia local;
•Não é necessário jejum;
•É feita uma pequena incisão de 1 cm em cada lado do saco escrotal;
•O cirurgião isola e corta os ductos deferentes (canais responsáveis pelo transporte dos espermatozoides), interpõe-se tecido conjuntivo entre os dois pontos para não recanalizar e fecha a incisão;
•Após a cirurgia pode ocorrer um pequeno desconforto testicular pelo bloqueio da passagem do espermatozoide.

MITOS A DERRUBAR SOBRE A VASECTOMIA
• Vasectomia causa impotência sexual.
• Vasectomia causa perda da libido.
• Vasectomia diminui o volume de sêmen na ejaculação.
• Vasectomia aumenta o risco de câncer.

VERDADES SOBRE A VASECTOMIA
•A cirurgia da vasectomia é extremamente simples e muitos pacientes já retomam ao trabalho logo após o procedimento.
•Vasectomia não evita doenças sexualmente transmissíveis (DST).
•Até o segundo mês pós-cirurgia, uma pequena porcentagem de homens vasectomizados tem chance de engravidar a mulher. Por isso é obrigatório o acompanhamento por meio do espermograma até que receba alta definitiva.
•A vasectomia pode ser revertida religando os ductos deferentes (canais que transportam os espermatozoides). Entretanto, o sucesso da cirurgia nem sempre é garantido:
a)Na reversão feita após quatro anos da vasectomia, existe 70% de chance da gravidez ocorrer espontaneamente;
b)Após dez anos, a probabilidade de gravidez já cai entre 30% e 40%;
c)Quanto maior o tempo para a reversão da vasectomia, menor o sucesso da cirurgia por ocorrer fibrose e obstruções no local da ligadura dos canais deferentes. Vale lembrar que este episódio é normal e não exerce qualquer influência na potência, libido ou ejaculação.

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ) Capítulo de urologia. Médico responsável Prof. Dr. Sami Arap (Prof. Titular Emérito da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina – USP e Coordenador do Núcleo Avançado de Urologia do Hospital Sírio Libanês.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também mais artigos na categoria de Urologia