O coração de um indivíduo normal, em repouso, deve pulsar entre 60 e 100 vezes por minuto. Os indivíduos bem-condicionados possuem, normalmente, frequências mais baixas, sendo o contrário para indivíduos sedentários e destreinados.

O cardiologista Prof. Dr. Bernardino Tranchesi Jr., explica que algumas doenças do sistema de condução também levam à diminuição dos batimentos cardíacos e o tratamento exige o implante de marca-passo. Entre elas é possível citar:
• Doença do nó sinusal: marca-passo natural do coração, responsável pela geração dos estímulos elétricos que comandam a contração cardíaca;
• Bloqueios atrioventriculares: bloqueio total da condução elétrica entre os átrios e ventrículos.

No caso do  atleta profissional, quando em repouso, é normal que seu coração pulse abaixo de 60 batimentos por minuto. Durante o sono, seu coração pode chegar a bater 35 vezes por minuto, sem que isso signifique problemas cardíacos.

Da mesma maneira que os músculos do corpo de um atleta são maiores e mais fortes, o mesmo acontece com o músculo cardíaco do indivíduos bem-condicionados. Portanto, o atleta tem um coração que consegue mandar a mesma quantidade de sangue que um coração "normal", com um número menor de batimentos cardíacos, sendo esse o chamado coração de atleta.

Durante a prática física, um coração mal condicionado aumenta rapidamente seus batimentos para poder aumentar a quantidade de sangue que transporta para os tecidos (principalmente o muscular), enquanto que no caso de um indivíduo bem-condicionado, existe um aumento lento e gradual da frequência cardíaca.

Clique nos links abaixo e leia também:
Artigos de Cardiologia
Artigos de Esporte e Saúde do Atleta

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link ativo.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.