Por que, às vezes, a urina apresenta um odor desagradável?
A urina é composta de aproximadamente 95% de água, 3% de ureia e os 2% restantes é constituído de amônia, ácido úrico, cálcio, sódio, fosfato, sulfato, magnésio, creatina entre outros elementos. O cheiro característico da urina é proveniente da ureia. Pessoas que ingerem pouco líquido costumam ter uma urina com cheiro mais forte devido a ureia que se torna mais concentrada. Neste caso, a urina também se torna mais amarela. Outro fator que pode provocar cheiro ruim no xixi é a ingestão de certos tipos de alimentos, vitaminas e antibióticos.

Já o odor fétido e intenso na urina é indicativo de urina contaminada. Acontece quando bactérias invadem a bexiga e transformam a ureia em amônia. Contrário da ureia que representa o cheiro característico do xixi, a amônia tem por característica um odor extremamente forte e desagradável.

A mudança na cor do xixi é indicativo de doença?
Conforme explicamos na questão anterior, a coloração da urina pode variar devido à quantidade de líquidos e a concentração dos elementos diluídos neste volume. Quem ingere pouco líquido, tende a ter uma urina mais amarela pois, nesta situação, a ureia se torna mais concentrada. Isso traduz que esse rim precisaria de um pouco mais de água para urinar mais claro. Mas, neste caso, não é indicativo de doença.

Alguns alimentos também podem alterar a cor da urina. Existem pessoas que quando comem beterraba ou grandes quantidades de amoras, urinam vermelho. Já os apreciadores de aspargos podem fazer xixi verde. Os alimentos com corantes possuem substâncias que, da mesma forma, provocam alteração na cor da urina.

A urina também pode variar de tons por ingestão de medicamentos: alguns antibióticos, laxantes, antimaláricos e até relaxantes musculares deixam a urina vermelha ou rosa. Vitamina B torna o xixi alaranjado. O Viagra, por exemplo, pode fazer o homem urinar azul.

Mudança na cor da urina, ou o aspecto turvo é da mesma forma, indicativo de doenças. Abaixo, citamos as mais frequentes: 
Infecções urinárias
• Doenças renais: pielonefrite, glomerulonefrite
Diabetes mellitus: urina turva
Doenças no fígado
Cálculo renal (pedras nos rins)
Esquistossomose

Por que a urina fica mais clara no tempo frio e se torna mais escura no calor?
É normal que no verão a urina seja mais amarela, pois as pessoas transpiram muito, eliminando a água também pela pele, sobrando pouca água para o rim. Com isso, a urina torna-se mais concentrada. Caso a pessoa beba água além de sua sede, a urina poderá apresentar-se clara, ou seja, diluída na água excedente. Já no inverno, ela costuma ser clara por causa da falta de transpiração. Sendo assim, a água do corpo é eliminada junto com a urina, tornando-a mais diluída.

Informações do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel) - Editora CIP. Capítulo de Nefrologia. Médico responsável Prof. Dr. Emil Sabbaga. Proibida a reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Palavras em azul são links que te direcionam ao assunto em questão. Clique para ler. Veja também matérias relacionadas:
• Pielonefrite
Glomerulonefrite
Hepatite 
Por que urinamos mais vezes quando estamos nervosos?
Você tem o hábito de prender a urina?
Quantidade de urina e os rins

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.