COMO CONVERSAR COM SEU MÉDICO

Seu relacionamento com seu médico deve ser como uma parceria em que você e ele estejam juntos para tomar as melhores decisões e que você receba informações completas a respeito dos cuidados com a sua saúde.

É muito importante que você tenha condição de comunicar-se aberta e honestamente com o seu médico sobre as suas necessidades, os cuidados e as preocupações que você tem com a sua saúde. Ele deverá estar apto a lhe dar importantes informações de maneira clara e fácil de entender.


PREPARAÇÃO DE UMA VISITA AO CONSULTÓRIO:

Ao preparar-se para uma visita ao consultório, você  deve assegurar-se de que tirará o máximo proveito do tempo em que ambos — você e seu médico — passarão juntos. Aqui, sugerimos alguns passos que podem ajudá-lo na sua consulta:

• Anote todas as dúvidas que você deseja discutir com seu médico durante sua consulta. Apresente-as oralmente ou entregue uma lista delas para que juntos a examinem.

• Escreva todos os sintomas ou preocupações que você tem com a sua saúde. Tente ser o mais específico possível e inclua em sua anotações: quais são os sintomas; quando começaram; como você os sentiu; mudanças ocorridas em seu estilo de vida a partir do início dos sintomas e fatores que desencadeiam ou aliviam esses sintomas.

• Esteja preparado para comunicar ao seu médico todas as medicações que você toma — sejam elas prescritas ou não —, incluindo, também, em suas informações, relatos sobre terapias alternativas, vitaminas ou outro suplementos que você costuma usar.

• Seja completamente honesto a respeito de seu estilo de vida, descrevendo sua dieta, informando o uso de álcool ou de outras drogas, fazendo um histórico do hábito de fumar, relatando a sua história sexual e outros acompanhamentos de saúde a que você se submete.

• Certifique-se de dar ao seu médico informações sobre crenças culturais ou religiosas que possam afetar uma opção de tratamento. 

• Informe-se com ele sobre todas as opções de tratamento disponíveis. 

• Tenha a certeza de ter entendido todas as recomendações de seu médico. Na dúvida, pergunte!


O QUE VOCÊ DEVE ESPERAR DE SEU MÉDICO

Seu médico deve

CONFIDENCIALIDADE

Todas as discussões com o seu médico são confidenciais. Seu médico não pode dividir informações sobre o seu estado de saúde com ninguém, a não ser que você permita. Suas confidências devem ser recebidas com compreensão e possíveis soluções. 

É importante que você também não deixe de falar sobre suas sensibilidades a medicamentos.

Se você não se sente completamente à  vontade ao conversar com seu médico, deve considerar a possibilidade de mudança.


ESPECIALISTAS

Especialistas são médicos que se concentram em certas partes do sistema corpóreo, grupos de idades específicos ou complexas técnicas científicas desenvolvidas para diagnóstico ou tratamento de certos tipos de distúrbios.

Seu médico pode indicar-lhe um especialista caso o seu estado de saúde esteja fora de sua área de especialização. 

Você, por si mesmo, pode querer procurar um especialista, se sentir necessidade de uma segunda opinião acerca do diagnóstico ou plano de tratamento, ou mesmo se for recomendada cirurgia.