Como dar uma "mãozinha" à natureza para escolher o sexo do bebê?
Determinar o sexo de um bebê com 100% de segurança não é possível. Algumas técnicas em reprodução assistida conseguem a separação do esperma e selecionam os espermatozoides que provavelmente levam o cromossomo Y (que determina o sexo masculino) dos espermatozoides que possivelmente são portadores do cromossomo X (que determina o sexo feminino). Esta tecnologia, entretanto, obtêm índices de resultado de 70 a 80%.

Existem também alguns métodos baseados no dia exato da ovulação, que pode ser verificado pela ultrassonografia. Se o casal mantiver relação sexual exatamente no dia da ovulação, há maior probabilidade de gerar uma criança do sexo masculino. Acredita-se que o espermatozoide que determina o sexo masculino (Y) seja mais rápido que o feminino na disputa por um óvulo. Quem deseja um filho do sexo feminino deve ter relação sexual no período anterior ao dia da ovulação, já que os espermatozoides que carregam o cromossomo X são mais lentos porém, sobrevivem por mais tempo dentro do corpo.

O pH da vagina também influencia. As meninas preferem um ambiente mais ácido enquanto os meninos mais alcalino. E veja como faz sentido: o esperma em conjunto com a secreção vaginal bloqueia a acidez da vagina de 2 até 16 horas. O espermatozoide masculino não consegue sobreviver por muito tempo no ambiente ácido. Privilegiado pelo ambiente vaginal neutralizado e o fato de ser mais veloz, lhe dá maior chance na corrida pra alcançar o óvulo.

Após a ovulação, o óvulo permanece vivo por apenas 24 horas. Já os espermatozoides sobrevivem, em média, de 24 a 72 horas no corpo da mulher. Alguns podem sobreviver até 4 dias. Esses mais resistentes, provavelmente, são as menininhas!

Conteúdo do livro MEDICINA — MITOS & VERDADES (Carla Leonel ). Capítulo de Obstetrícia. Médico responsável Prof. Dr. Thomaz Gollop

Clique no link azul e leia matérias relacionadas:
• Por que não consigo engravidar?
• A quantidade de esperma e a fertilidade

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link ativo.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.