Fazer exercícios em jejum facilita a queima calórica? É verdade que somente depois de 20 minutos decorridos do exercício é que passamos a queimar as calorias?
Nenhum estudo conseguiu provar inteiramente que a efetividade do exercício para obter queima calórica é maior ou menor em algum horário determinado do dia. Todos nós, quando praticamos alguma atividade física, queimamos inicialmente glicogênio e depois gordura. O glicogênio, que está presente no fígado e nos músculos, é o combustível utilizado pelo organismo para gerar energia. Embora ele seja mais facilmente queimado, é também mais facilmente reposto quando nos alimentamos. Não existe um método simples e prático em nosso meio que permita saber em qual momento estamos queimando um ou outro combustível, quando estamos fazendo exercícios.

Por outro lado, atribuir um número como 20 minutos seria generalizar demais. Há pacientes que, após poucos minutos de exercício, já começam a queimar gordura. Alguns, porém, podem demorar mais que 30 minutos. Como regra prática, utiliza-se o conceito de que quanto mais tempo de atividade física tivermos, melhor será. Entretanto, se você tiver apenas 5 ou 10 minutos livres aproveite para se exercitar. É melhor se mexer um pouco do que usar a desculpa do "pouco tempo" e não se exercitar nada. Por menor que seja este tempo, ainda assim existe um benefício.

E quanto a frequência cardíaca? Por que dizem que é necessário se exercitar dentro do limite de 60% a 85% da frequência cardíaca máxima atingida no teste ergométrico para se conseguir queimar gordura? Na frequência normal não se obtém resultado?
Esta é uma questão ainda em debate. Em minha opinião, qualquer tipo de atividade física — inclusive a do cotidiano — contribui para ajudar na perda e na manutenção do peso. Evidentemente, quanto mais exercício, melhores os resultados. Mas para pessoas que não podem ou não gostam de atividade física o conselho é: mexam-se!

Beber bastante água ajuda no emagrecimento?
É outro mito. O corpo está submetido a uma regulação extremamente sensível, e bebemos a água necessária para a manutenção de uma concentração equilibrada de sais minerais no sangue. Não tem fundamento algum tal teoria.

Prof. Dr. Alfredo Halpern é autor do capítulo de endocrinologia do livro Medicina Mitos e Verdade (Carla Leonel). *Matéria do livro. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial sem citar como fonte o site com link.

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