Como o lúpus causa lesões no corpo? O que é fator antinúcleo?
No processo de instalação da doença autoimune, o sistema imunológico perde sua regulação normal passando a produzir anticorpos contra o próprio organismo. Explicando melhor. O sistema imune tem como função combater organismos invasores, como vírus e bactérias. A função do nosso sistema imune é produzir proteínas denominadas anticorpos que protegem nosso organismo destes invasores. Na doença autoimune, o sistema imune se descontrola, e produz anticorpos para atacar e destruir células sadias e órgãos do próprio organismo, causando inflamação, dor e dano a várias partes do corpo. Estes anticorpos são, portanto, chamados de autoanticorpos e o mais característico deles é o autoanticorpo dirigido contra o núcleo da célula, sendo denominado anticorpo antinúcleo ou fator antinúcleo (FAN). Estes autoanticorpos, ligam-se às proteínas contra as quais são dirigidos, formando uma estrutura denominada imunecomplexo.

Os imunecomplexos, uma vez formados, circulam no sangue e podem se depositar em alguns órgãos, provocando uma inflamação local. A deposição destes imunecomplexos depende de vários fatores, que incluem características locais dos órgãos. Como exemplos temos: 
• Os rins no trabalho de filtrar o sangue para produzir a urina podem reter estas estruturas na membrana de filtração (membrana basal);
• Os vasos sanguíneos podem ter os imunecomplexos depositados em suas paredes, desenvolvendo nestes locais uma inflamação denominada vasculite. A vasculite do lúpus atinge apenas os pequenos vasos, mas existem outras doenças que também se caracterizam por vasculites de médios e grandes vasos.

Existem basicamente dois tipos de lúpus:
• Lúpus Eritematoso Discoide: afeta apenas a pele, geralmente, no rosto e também no couro cabeludo;
• Lúpus Eritematoso Sistêmico: afeta a pele e vários outros órgãos. 

O diagnóstico do lúpus deve ser criterioso pois existem outras doenças autoimunes que apresentam sintomas semelhantes. São elas:                        
Psoríase: tal como o lúpus, a psoríase também acomete a pele;
Artrite reumatoide: inflamação crônica das articulações;
• Esclerodermia: caracterizada por uma produção excessiva de colágeno;
Polimiosite: inflamação dos músculos;
Tireoidite autoimune: queda da função da tireoide;
• Queda de plaquetas denominada trombocitopenia;
• Aparecimento de uma síndrome denominada síndrome do anticorpo antifosfolipede, que se caracteriza por fenômenos embólicos repetidos. Os anticorpos afetam a coagulação do sangue, provocando à formação de coágulos que acabam obstruindo a passagem de sangue nas veias e artérias. As consequências são desde tromboses, embolia pulmonar, acidente vascular encefálico (AVC), infartos até abortos de repetição (pela trombose que ocorre nos vasos da placenta).

Este conteúdo é exclusivo do capítulo de Reumatologia do livro Medicina Mitos e Verdades (Carla Leonel). Médico responsável Prof. Dr. Cristiano Zerbini, Coordenador do Núcleo Avançado de Reumatologia do Hospital Sírio Libanês e Diretor do Centro Paulista de Investigações Clínicas. Proibida reprodução total ou parcial sem citar a fonte.

Clique no link e leia mais artigos sobre o LÚPUS:
1. O que é o lúpus?
2. Os principais sintomas e complicações do lúpus
3. As mulheres com lúpus podem engravidar?
4. Tratamento, prognóstico e prevenção do lúpus

Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial deste artigo sem citar a fonte com o link.

SUAS DÚVIDAS NO CONSULTÓRIO MÉDICO
Livro Medicina, Mitos e Verdades (Carla Leonel): capa dura, 800 páginas, perguntas e respostas em 22 especialidades médicas com os mais bem conceituados nomes da Medicina no Brasil. Best-Seller: mais de 300 mil cópias vendidas.
• PROMOÇÃO: Compre um e leve dois. Por apenas R$ 99,00 você recebe 2 livros iguais. Pagamento facilitado em até 10 X R$ 9,90 sem juros no cartão de crédito. O frete é por nossa conta. Válido apenas no Brasil e em um único endereço escolhido por você. Não perca esta oportunidade.
Clique neste link COMPRAR e saiba mais. A informação ajuda no diagnóstico precoce e pode salvar vidas.